The Big Hand

Programa Escola Amiga

Programa Escola Amiga

Segundo a UNICEF num dia normal, mais de um bilhão de crianças em todo o mundo vão para a escola. Quer seja em edifícios, em tendas ou até mesmo debaixo de árvores, de preferência estão a aprender, a desenvolver e a enriquecer as suas vidas.

No entanto, para muitas crianças a escola não é uma experiência positiva. Algumas enfrentam condições difíceis, como temperaturas extremamente quentes ou frias em sala de aula ou ausência de saneamento básico. Noutros casos faltam professores competentes e currículos adequados. Além disto, podem sofrer de discriminação, assédio e até violência. Estas condições não são, naturalmente, propícias à aprendizagem e desenvolvimento, e nenhuma criança deve ser exposta a tais fatores.

O programa Escola Amiga da Big Hand® procura criar nas escolas primárias as condições necessárias para que a criança possa estudar em segurança e num ambiente acolhedor. É nosso objetivo assegurar o acesso das crianças, dos 5 aos 12 anos, a bens essenciais como água potável, saneamento básico, cuidados de saúde e nutrição, salas de aulas iluminadas e arejadas, assim como dinamizar um plano pedagógico eclético e inclusivo.

No modelo Escola Amiga, baseado nas boas práticas da UNICEF, as escolas devem trabalhar de acordo com os melhores interesses da criança. Dentro destas escolas os direitos das crianças devem ser protegidas e suas vozes devem ser ouvidas. A cultura de aprendizagem deve ser um paraíso para as crianças aprenderem e crescerem. O modelo promove a inclusão, a igualdade de género, a tolerância, a dignidade e autonomia pessoal.

Conseguir esses resultados só será possível trabalhando em estreita parceria com a comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, pais e crianças) bem como com a comunidade civil.