The Big Hand

III - Cherca

III - Cherca

A Cherca é uma jovem de 13 anos que vive na aldeia de Messica, Moçambique, junto à fronteira com o Zimbabué e, como tantas outras meninas da sua idade, gosta de brincar, pentear o cabelo, de estudar e de sonhar com o futuro ... mas tudo isso esteve em risco!

Certo dia, em Agosto de 2012, a Cherca estava a apanhar água na margem do rio com a sua avó quando, subitamente, foi atacada por um crocodilo, tendo ficado sem a perna direita. Tinha começado o pesadelo.

Socorrida por populares, conseguiu sobreviver ao ataque mas a sua vida tinha mudado para sempre.

O trauma, os pesadelos, a angústia do tratamento e a incerteza de um futuro sonhado.

Os meses foram passando, a ferida foi sarando mas o futuro da Cherca continuava incerto. Perdera autonomia e tivera que deixar de estudar pois vivia longe da escola e não conseguia deslocar-se mesmo com a ajuda da velha muleta de ferro cheia de ferrugem e o ramo cuidadosamente talhado.

Uma nova esperança!

Com o início do ano letivo, em Janeiro de 2013, a equipa de Tutores Big Hand reforçou as visitas familiares às crianças apadrinhadas pelo projeto.

Foi durante uma dessas visitas que, já em Fevereiro, a equipa ouviu falar do caso da menina que tinha sido atacada por um crocodilo! Tínhamos de agir porque esta é a nossa razão de existir!

Assim, com o apoio dos parceiros locais, as Ir. Salvatorianas, foi possível criar um plano de ajuda à Cherca.

Foi possível mudar a Cherca e a avó para uma casa, a 500 metros da escola e substituir as velhas muletas por um par de canadianas ajustáveis. Foi, certamente, um dos dias mais felizes da sua vida nos últimos meses! Tinha ganho um par de canadianas novas, seguras, e que lhe permitem andar com mais facilidade!

Mas o plano de ajuda ainda não terminou!

A Cherca está a ser acompanha pela equipa porque a sua ferida está infetada e é preciso finalizar o processo de cura para que consiga usar uma prótese!